Bolsas de mérito - PSD reprova proposta do PS

Publié le par Secção PS - Bombarral

Os vereadores Câmara Municipal do Bombarral,  eleitos pelo partido socialista, apresentaram uma proposta para a criação de bolsas de mérito para os alunos do concelho.
Esta proposta tinha por objectivo incentivar o empenho dos alunos nas actividades escolares, premiando o desempenho dos melhores estudantes do Município, bem como valorizar os estudantes que através do seu investimento pessoal, directa ou indirectamente, contribuam para a promoção e desenvolvimento do Concelho.
Neste contexto, os vereadores do PS defendiam a criação de parcerias com o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e Escola Secundária do Bombarral, com vista à criação de critérios para atribuição de bolsas de mérito  aos alunos dos ensinos básico e secundário. Os critérios para a atribuição de bolsas de mérito a alunos do ensino superior, deveriam ser definidos pela Câmara Municipal.
De forma a não acarretar custos substanciais para a autarquia, propunham também a criação de uma parceria com uma instituição bancária, com representação no Bombarral, tendo em vista o pagamento da bolsa. O número de bolsas e o respectivo valor seria definido pela Câmara Municipal em articulação com a entidade bancária parceira.
 Depois de alguma discussão e apresentação de opiniões, nomeadamente por parte do Presidente da Câmara referindo a sua concordância com a filosofia apresentada, a proposta, inexplicavelmente, foi rejeitada com os votos contra dos vereadores do PSD e da CDU. 
O Partido Socialista lamenta que esta proposta não tenha sido aprovada, uma vez que era uma forma de dar mais força a quem é estudante, premiando aqueles que têm empenho na sua actividade, porque não se pode eternamente nivelar por baixo os níveis de desempenho. Esta proposta era a tentativa de começar a nivelar por cima. A Câmara Municipal perdeu a oportunidade de criar incentivos para os alunos do nosso concelho.
Esperamos que a reprovação desta proposta por parte do PSD e da CDU, não tenha sido uma forma de tentar travar os vereadores do PS, na acção que têm vindo a desenvolver de apresentação de propostas credíveis para o desenvolvimento do concelho do Bombarral, que têm merecido da população todo o apoio e que têm sido aprovadas por unanimidade na Câmara Municipal.
Proposta
Considerando que:
·         A Câmara Municipal tem por objectivo incentivar o empenho dos alunos nas actividades escolares, premiando o desempenho dos estudantes do Município;
·         A Câmara Municipal deverá estimular também os estudantes oriundos de famílias carenciadas;
·         A Câmara Municipal deverá valorizar os estudantes que através do seu investimento pessoal, directa ou indirectamente contribuam para a promoção e desenvolvimento do Concelho.
 
Assim:
·         Propomos a criação de bolsas de mérito com o objectivo de premiar os desempenhos de excelência dos alunos do Concelho nos vários níveis de ensino.
·         A criação de parcerias com o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e Escola Secundária do Bombarral, com vista à criação de critérios para atribuição de bolsas de mérito, para os alunos dos ensinos básico e secundário.
·         Definição de critérios para a atribuição de bolsas a alunos do ensino superior.
·         A criação de uma parceria com uma instituição bancária com representação no Bombarral tendo em vista o pagamento da bolsa.
·         O número de bolsas e o valor será definido pela Câmara Municipal em articulação com a entidade bancária parceira.
 

Publié dans Educação

Commenter cet article

Jorge Gabriel Martins 19/09/2006 10:27

É bom que se diga, aliás como consta do próprio texto, que a proposta foi recusada igualmente pela CDU, ao contrário da ideia que o título deixa, parecendo que foi só o PSD a votar contra.
Ao contrário do que eu previa, com a entrada em cena da nova Vereadora, a coligação PSD-CDU está a funcionar em pleno e até parece mais reforçada.