NOTA DE IMPRENSA A construção do Aeroporto Internacional de Lisboa em Alcochete

Publié le par Secção PS - Bombarral

Ao longo dos últimos doze anos, todos os anteriores governos, sejam do PSD ou do PS, desde o tempo em que Cavaco Silva foi primeiro-ministro que a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa seria na Ota.
 
Nos últimos tempos, diferentes membros do actual governo afirmaram publicamente a localização do novo aeroporto na Ota, sustentando essas afirmações em estudos técnicos.
 
Ao mesmo tempo, uma das sustentações para a decisão de Ota seria que os potenciais utilizadores residem maioritariamente a norte do rio Tejo, alicerçada essa sustentação às acessibilidades já existentes ou a construir e ao trajecto do comboio de alta velocidade. Nada destes argumentos serviram para a decisão agora tomada.
 
A localização do aeroporto na Ota seria uma mais valia para toda a zona Oeste tendo em vista o desenvolvimento das populações e o futuro turístico desta área conforme foi agora aprovado por este governo na autonomia turística às actuais grandes regiões de turismo.
 
A nova localização em Alcochete vem defraudar todas as expectativas geradas pela localização na Ota, agora preterida, pelo que urge compensar as populações da Região Oeste devendo, para o efeito, serem contractualizados com os Municípios do Oeste um conjunto de medidas de minimização dos impactos da decisão agora tomada. Uma das primeiras medidas a tomar deverá ser a construção de uma via rápida de ligação directa da A8 à nova ponte do Carregado, reduzindo a distância da região oeste ao novo aeroporto. Também, a modernização da Linha do Oeste deverá ser uma prioridade para este Governo, em conjugação com as Câmaras Municipais da área Oeste.
 
Assim, os vereadores eleitos nas listas do Partido Socialista para a Câmara Municipal do Bombarral, não pondo em causa a legitimidade do Governo PS na decisão da localização do novo Aeroporto Internacional de Lisboa ser em Alcochete, baseado no estudo técnico do LNEC, consideram que a Região do Oeste deverá ser ressarcida por ter sido preterida na decisão.
 

Publié dans ps-bombarral

Commenter cet article