Maioria PSD/CDU chumba proposta do PS

Publié le par Secção PS - Bombarral


Vereadores do Partido Socialista

 apresentam proposta

PLANO DE APOIO AO COMÉRCIO TRADICIONAL DO BOMBARRAL

Mais uma vez o desenvolvimento passa ao lado do Bombarral!!

 
 

Os vereadores eleitos pelo PS da Câmara Municipal do Bombarral, apresentaram, no passado dia 25 de Julho, ao executivo camarário uma proposta de Plano de Apoio ao Comércio Tradicional, uma vez que consideram que o comércio tradicional local necessita de uma modernização e requalificação e que a Câmara Municipal do Bombarral tem um papel preponderante nessa requalificação.

 

Da discussão e da votação, a Câmara Municipal do Bombarral, pelos votos do Senhor Presidente – PSD/PPD e da CDU, esta proposta foi chumbada!

 

Consideramos que, com os novos desafios que se aproximam – provável instalação de mais uma média superfície no nosso concelho – vem “mexer” com o nosso comércio tradicional, principalmente aquele que se encontra no centro do Bombarral.

 

Consideramos que, mais uma vez, a Câmara através do seu Presidente e dos Vereadores que suportam esta maioria – PSD e CDU – não estão interessados no desenvolvimento do Bombarral.

 

Foi considerado pelo Presidente da Câmara que a proposta do Partido Socialista era “uma proposta oportunista”. Já estava a estudar alternativas, desde Março, de apoio aos comerciantes. Nunca nos foi dado nada a conhecer. O Presidente da Câmara faz lembrar aqueles que depois de ouvirem uma ideia, afirmam sempre que já se tinham lembrado disso.

 
 

Apresentaremos estas e outras propostas que criem desenvolvimento, que criem riqueza, que tirem o Bombarral do abismo em que se encontra, com empresas a fechar por falta de oportunidades ou apoios por parte da Câmara, com os pequenos comerciantes a fecharem as portas.

 

Continuaremos a apresentar todas as propostas e votaremos a favor de outras propostas apresentadas por outras forças políticas que sirvam o interesse do Bombarral, que provoquem o desenvolvimento, não temos medo de apoiar as ideias que não sejam nossas. Não faremos aquilo que o senhor Presidente parece ter medo que é do sentido de responsabilidade que os Vereadores do Partido Socialista têm, estando sempre ao lado de todas as soluções que sejam a favor das populações do Bombarral.

 

Percorra-se a Rua do Comércio e logo se constata como a nossa proposta é o grande balão de oxigénio para os comerciantes, dando-lhes alento para manterem as portas abertas das suas lojas.

 

Os vereadores do PS entendem que a Câmara Municipal do Bombarral continua a não cumprir com as suas obrigações que é apoiar todos os munícipes no desenvolvimento da nossa terra.

 

A continuarmos assim, qualquer dia não tecido empresarial no Bombarral. Os Vereadores do Partido Socialista tudo fazem para que isso não aconteça, mas parece não ser esse o entendimento do senhor Presidente e dos Vereadores do PSD/PPD. Aplica-se a política do “deixa andar” – espera-se que o tempo resolva tudo. Nós não queremos este laxismo, fomos eleitos para apoiar as populações.

 
 
Bombarral, 26 de Julho de 2006

A Comissão Política Concelhia do Bombarral do Partido Socialista

O Presidente
António Fialho Marcelino
 
PROPOSTA
 
 

Considerando a importância económica e social do comércio tradicional na rede empresarial do concelho do Bombarral;

 

Considerando que a estadia e o aumento do fluxo de consumidores nas áreas urbanas do concelho revitalizam o seu tecido social;

 

Considerando que a dinamização do comércio tradicional potencia o desenvolvimento turístico do concelho;

 

Considerando que o comércio tradicional local necessita de uma modernização e requalificação do mix comercial e funcional de forma a permitir a fixação e a captação de novos consumidores;

 

Considerando que a autarquia é um parceiro importante na criação de estruturas adequadas e modernas de suporte à instalação de um novo comércio tradicional

 

Os vereadores do Partido Socialista do Bombarral vêm propor a criação do Plano de Apoio ao Comércio Tradicional do Bombarral (PACTB).

 

         Para tal, deverão ser levadas a cabo pela Autarquia as seguintes actividades e diligências:

 
  1. Elaboração, a apresentar até 30 de Novembro de 2007, de um estudo sobre os pontos fortes e pontos fracos do sector terciário da vila do Bombarral, projectando cenários de desenvolvimento fundamentados em oportunidades regionais para a próxima década, evidenciando o volume de investimentos públicos autárquicos necessários, quer em equipamentos, tais como, mobiliário urbano e arranjo de ruas, quer em meios a disponibilizar aos comerciantes e à Associação Comercial, para o desenvolvimento de acções de promoção à compra no comércio tradicional local;
 
  1. Elaboração imediata, no espaço de sessenta dias, de um plano de acções a desenvolver anualmente, tais como, feiras de produtos biológicos e artigos regionais na Rua do Comércio, feira de velharias e coleccionismo, animação das ruas durante o Natal, Carnaval, Páscoa, Dia da Mãe, Dia do Pai, Dia dos Namorados, concursos de montras e gastronomia, etc., para promoção do comércio tradicional local com sinergias com o turismo rural.
 
  1. Elaboração no espaço de sessenta dias de um regulamento que no âmbito Gabinete de Apoio ao Empresário, determine quais as suas competências, composição e funcionamento.
 
  1. Afectar 10% do produto da venda dos lotes de terreno do Pólo II (futura Zona de Comércio e Serviços) para o financiamento e implementação das actividades descritas em 1. e 2., sendo o financiamento no futuro das actividades que agora forem definidas assegurando pela afectação de 50% das receitas liquidadas da derrama ou outros impostos sobre os lucros e 100% das taxas que incidam sobre publicidade e reclamos luminosos.
 
  1. Elaboração, a apresentar até 30 de Novembro 2007 do projecto de Construção do Parque de Estacionamento na Rua Veríssimo Duarte, de modo a que os mesmo possa ser incluído na candidatura ao QREN.
 
 

Os Vereadores do Partido Socialista

 

(Jorge Gabriel Martins)              (Fialho Marcelino)              (Bruno Santos)

 

Publié dans Câmara Municipal

Commenter cet article

Luis Montez 28/07/2007 13:55

Parabéns pela vossa proposta, atrasada, mas demonstra preocupação. É pena que o PSD não saiba que em democracia, a maioria impõe-se à oposição, não silenciando-a ou ignorando-a, mas governando bem e dando o exemplo aos cidadãos, em todos os campos.
L