Não existem atletas bombarralenses federados na Associação de Atletismo de Leiria

Publié le par Secção PS - Bombarral

 
850 atletas federados na Associação Distrital de Atletismo de Leiria


A Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL) traçou como um dos objec-tivos, do ponto de vista quantitativo, a superação dos 1.100 atletas inscritos, depois de na época passada ter ultrapassado, pela primeira vez, a barreira dos mil. Nem as perspectivas mais optimistas fariam supor que, 3 meses depois de iniciada a época, a ADAL pudesse totalizar já mais de 850 atletas federados, o que representa, em comparação com igual data do ano passado, quase mais 200 atletas.
O principal contributo para estes valores vem da Juventude Vidigalense, que espera este ano vir a ultrapassar os 300 inscritos, e que contabiliza já 197 atletas. Segue-se o Bairro dos Anjos com 96 atletas federados (objectivo 150 atletas inscritos até ao final da época), depois a A.C. de Carnide (Pombal), que apresenta um número recorde de 86 atletas já registados na ADAL. O Clube de Atletismo da M.ª Grande regista neste final de ano já 77 atletas filiados.
Por concelhos verificamos que Leiria apresenta uma grande supremacia em relação aos restantes. Assim, verificamos a existência de 421 atletas federados no concelho de Leiria representando um total de 9 clubes diferentes. Pertencem aos já referidos, Juventude Vidigalense e Bairro dos Anjos e ainda ao C. Veteranos do Lis com 38, ao C.A. Barreira com 34. Seguem-se com um total de 13 atletas inscritos a A.C.R. Soutos, o C.P. A-do-Barbas, e a A.C. Casal da Quinta. Os clubes leirienses com menos atletas são o G.AU. da Bajouca, totalizando 10 atletas e o C.S.P. Paulo VI com 7. Para estes valores muito tem contribuído a aposta, já ganha, do Município leirien-se num desporto tão popular como é o atletismo.
O concelho da Marinha Grande ocupa, neste momento, a 2ª posição do ranking distrital de atletas federados somando 111 inscritos que pertencem ao C.A. M.ª Grande (77), seguido do I.D. Vieirense com 19, depois o G.D. Figueiras com 10 e o A.C. Marinhense soma 9 atletas. Com um registo total de 99 atletas segue-se o concelho de Pombal na 3ª posição onde A.C. Carnide é o líder com os citados 86 atletas e o A.C. Vermoil apresenta-se com 13 atletas licenciados na ADAL.
O concelho de Caldas da Rainha possui já um total de 76 atletas inscritos sendo 34 da A.C.D.R. Arneirense e 22 do G.A. da Freguesia de Vidais.
O número de clubes filiados na ADAL é de 30 no final de 2006, contra 32 no final da época passada. Não é ser optimista mas sim realista podermos prever a superação da fasquia dos 1.200 atletas já que está prevista a adesão de novos clubes à prática do atletismo federado. Para isso poderá contribuir também o desafio lançado pelo presidente da ADAL, Aníbal Carvalho, aos seus clubes de, paralelamente às suas organizações desportivas organizarem uma caminhada. Fica o desafio à população que, apesar de não poder correr, ou não ter intuitos competitivos, possa usufruir dos benefícios comprovados da actividade física moderada para o seu bem-estar.
Aspecto que poderemos considerar de negativo é a não existência de clubes filiados na ADAL dos concelhos dos extremos do distrito de Leiria, Bombarral e Peniche, no sul e Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, a norte, apesar dos esforços da equipa da ADAL.


In Jornal das Caldas
 
 

Publié dans Desporto

Commenter cet article