Apoios ao associativismo mais equilibrados

Publié le par Secção PS - Bombarral

Associativismo - apoios mais equilibrados
 
Os vereadores eleitos pelo partido socialista apresentaram uma proposta de atribuição de subsídios às colectividades do concelho. A proposta revelou-se mais equilibrada e justa para com as diferentes associações do concelho do Bombarral, ao contrário do que acontecia com a proposta apresentada pela maioria social-democrata, de salientar ainda que a proposta apresentada pelo PS tem em conta a contenção orçamental que se impõe observar na Câmara Municipal. A proposta foi aprovada com os votos favoráveis dos vereadores do PS e da vereadora da CDU.
O Partido Socialista não concorda com o actual regulamento em vigor, por isso já apresentou uma proposta de regulamento, que se encontra em discussão no sentido de assegurar um consenso político o mais alargado possível. Os vereadores do PS entendem que a Câmara Municipal deverá clarificar o apoio a conceder às Associações, sendo o mais equitativo possível, de forma a apoiar justa e objectivamente todas as Associações o que não se verifica com o actual regulamento em vigor.
O novo regulamento agora proposto visa a clarificação e objectividade dos critérios e montantes de apoios a conceder às Associações do Concelho. Este documento tem como principais novidades a criação de um registo municipal das Associações do Concelho, a definição de montantes de apoio através da criação de critérios de avaliação claros e objectivos, a inclusão de diferentes tipos e formas de apoio e a criação de um Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo, que terá como principais funções, apreciar preliminarmente as candidaturas e propor os respectivos montantes a atribuir; efectuar o acompanhamento, coordenação e avaliação dos apoios concedidos; colaborar com as Associações na elaboração dos documentos de carácter técnico, nomeadamente planos e orçamentos assim como relatórios de contas, e na elaboração de candidaturas a fundos provenientes dos diversos organismos da administração e ainda articular com as diversas Associações a programação anual das respectivas actividades.
Por último, convém esclarecer todo o movimento associativo que, ao contrário daquilo que alguns andam por aí a afirmar, o partido socialista não é contra as associações, mas totalmente a favor de todas as colectividades que trabalham em prol das populações. A prova disso, é a nossa disponibilidade para apresentar uma nova proposta de regulamento de apoios ao movimento associativo que seja transparente e que, não seja como o actual regulamento ao sabor do poder discricionário do poder que estiver na Câmara.
 
 Bruno Santos - Vereador da Câmara Municipal do Bombarral

Publié dans Câmara Municipal

Commenter cet article