Os riscos da criança em debate

Publié le par Secção PS - Bombarral

  
No próximo dia 16 de Novembro terá lugar no Bombarral um seminário intitulado “Risco – O tempo de vida da criança”, organizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Bombarral.
Este encontro, que se realiza no auditório municipal, terá início pelas 9h30 com a presença de representantes de diversas entidades desta área. Uma hora depois terá lugar o primeiro painel, subordinado ao tema “Risco: Diagnóstico, Intervenção e Encaminhamento”, que terá como moderador o cónego José Traquina. O psicólogo e docente universitário Eduardo Sá irá abordar o “Risco: Tempo de Vida da Criança”, enquanto que meia hora depois a também psicóloga e professora universitária, Helena Martins, irá falar sobre o “Diagnóstico de Situações de Risco”.
Pelas 11h30 a Provedora da Casa Pia de Lisboa, Catalina Pestana, abordará a “Intervenção e Encaminhamento em Situações de Risco”, seguindo-se a intervenção da juíza Isabel Baptista sobre “Intervenção Jurídica em Processos de Menores”.
Após o almoço, pelas 14h15 terá início uma mesa redonda de boas práticas moderada por Luís Villas-Boas.
Seguem-se diversos workshops, como “Risco na Instituição”, por Catarina Mourato, directora técnica do CAT “O Girassol”, da Marinha Grande; “O Risco na Família”, por Natália Colaço, psicóloga e terapeuta familiar na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; “O Risco na Saúde”, por Daniel Soares, pediatra do Centro de Desenvolvimento do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha; e o “Risco na Escola” por Joaquim Marques, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho.
Pelas 16h30 serão apresentadas as conclusões, seguindo-se um período de debate e o encerramento, pelas 18 horas.
Este seminário destina-se essencialmente a membros das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo, técnicos com intervenção na área social, profissionais de saúde, da área jurídica e da educação, agentes da segurança e comunidade em geral.
 
In Gazeta de Caldas

Publié dans Câmara Municipal

Commenter cet article