Bombarral com posto de informação sobre justiça

Publié le par Secção PS - Bombarral

Cinco municípios do Oeste com posto de informação sobre Justiça
 

Os cidadãos de cinco concelhos da zona Oeste vão passar a ter informação gratuita e encaminhamento sobre questões da justiça com a entrada em funcionamento do “Infojus”, um sistema inovador que vai funcionar em carácter experimental nos próximos dois anos.
No Tribunal das Caldas da Rainha vai ficar instalado um posto de atendimento “Infojus”, constituído por um advogado e equipamento de vídeo-chamada que permitirá receber os cidadãos pessoalmente ou através dos postos de atendimento ao cidadão existentes nos concelhos do Bombarral, Óbidos, Peniche, Rio Maior e Caldas da Rainha.
"Trata-se de uma iniciativa original que permite aconselhar as pessoas sobre os problemas e sobre o encaminhamento que é desejável", afirmou hoje à Agência Lusa o ministro da Justiça, Alberto Costa, após a assinatura do protocolo que cria o “Infojus”.
Formalmente constituído em Óbidos através da assinatura de um protocolo entre o Ministério da Justiça e os cinco municípios do círculo judicial das Caldas da Rainha, a Associação Forense do Oeste, a Concórdia - Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos e o IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal, o “Infojus” vem responder às dificuldades de atendimento dos órgãos de Justiça.
Segundo o ministro, "os funcionários (dos tribunais) estão de tal maneira envolvidos nos trabalhos processuais que é com dificuldade que se podem desligar dessas tarefas e orientar o público, e com esta forma está criado um serviço de apoio específico para facilitar o acesso à justiça".

in Região de Leiria

Publié dans Bombarral

Commenter cet article

Jorge Gabriel Martins 31/10/2006 11:24

O Posto de Atendimento vai funcionar no Tribunal de Caldas da Rainha e não no Bombarral.
Só passados dois anos e caso a experiência resulte é que o Tribunal poderá passar a a ter um posto de atendimento.
Ainda assim, a iniciativa levada a cabo pelo n/ Ministro Alberto Costa e que lhe foi proposta pela Associação Forense do Oeste traduz-se numa excelente possibilidade de aproximação dos cidadãos à Justiça e aos Tribunais e serve para aliviar o volume de processos nos tribunais do Circulo Judicial de Caldas da Rainha, ao qual o Bombarral pertence.
Mais uma vez o Presidente da Câmara vai à boleia para ficar a ver os comboios, passando-lhe as "palhetas" o seu companheiro Telmo Faria.
Jorge Gabriel Martins