Obras na Praça da República são inadequadas e incompletas

Publié le par Secção PS - Bombarral

Conferência de Imprensa do PS/BombarralO Partido Socialista (PS) criticou a requalificação da Praça da República, por ser um “projecto tardio” a nível de arquitectura paisagística e por não contemplar equipamentos sociais, como esplanadas ou quiosques, que apoiem a zona de lazer. A reabilitação dos prédios adjacentes em ruínas e alguns melhoramentos nas actuais casas de banho são outras lacunas do projecto apontadas pelo partido.

A requalificação da Praça da República - onde se realiza a Feira Mensal – já está em curso e exigiu um investimento de 612 mil euros. O projecto foi concebido há cerca de cinco anos, no anterior mandato da Câmara Municipal, e visa tornar o local num espaço de lazer arborizado.

Em conferência de imprensa, no passado dia 4 de Setembro, na sede do PS local, Jorge Gabriel Martins, vereador socialista na Câmara Municipal bombarralense opinou que o projecto “é interessante e tem qualidade”, mas “é antigo enquanto arquitectura paisagística”.

O plano contempla o mesmo conceito de repuxos desenvolvido pelos projectistas da exposição mundial “Expo 98”, que teve lugar em Lisboa há oito anos. “Se fosse desenvolvido actualmente, até pelos mesmos projectistas, não seria igualmente feito”, frisou o também vereador do PS da Câmara Municipal do Bombarral.

Os socialistas criticam a obra também por não considerar obras de arranjo das casas de banho existentes no local, nem outros equipamentos sociais que apoiem o espaço de lazer, como bares, quiosques ou esplanadas, já que existe espaço para tal. Jorge Gabriel Martins alertou mesmo que esta lacuna de “equipamentos pode pôr em causa a utilização do jardim”.

Para este é ainda inconcebível requalificar aquela praça sem reabilitar os prédios da zona, um dos locais da vila com mais prédios degradados.

Apesar de as obras já estarem em curso, o PS irá ainda propor em secção de Câmara algumas destas alterações para a requalificação da Praça da República.


Concretamente para ajudar a solucionar a reabilitação dos prédios contíguos ao espaço, o PS defende também a criação de uma Sociedade de Reabilitação Urbana.

in BomPortal

Publié dans Câmara Municipal

Commenter cet article