Chegou um novo ano lectivo

Publié le par Secção PS - Bombarral

Chegou um novo ano lectivo

 

 

 

Com a chegada do mês de Setembro terminam as férias e para os mais novos começa um novo ano lectivo.

Como já tinha acontecido no ano lectivo anterior, a colocação dos professores decorreu de uma forma tranquila e sem sobressaltos, acresce neste ano que os professores irão manter-se três anos no mesmo estabelecimento de ensino, dando assim uma maior estabilidade ao corpo docente com as consequentes vantagens para o processo de ensino aprendizagem.

O Governo decidiu, em boa hora, implementar medidas com um alcance muito grande, nomeadamente o programa de generalização do fornecimento de refeições escolares aos alunos do 1º ciclo e o conceito de escola a tempo inteiro com o incremento de actividades de enriquecimento curricular, em complemento ao que já existia há quase dez anos para o ensino pré-escolar.

Como é sabido as autarquias locais têm um papel fundamental na educação mormente no que diz respeito ao ensino pré-escolar e do 1º ciclo. O partido socialista do Bombarral, tem defendido desde há muito tempo, o reforço desse papel e desse empenho. Temos notado, diga-se em abono da verdade, um esforço nesse sentido por parte da Câmara Municipal. Não será contudo alheio, o papel sempre atento e interventor que temos tido nesta como noutras áreas de actuação. É portanto com satisfação que assinalamos este início de ano lectivo, com a implementação destas medidas no concelho do Bombarral, como de resto há muito tínhamos defendido na última campanha eleitoral e no início deste mandato autárquico.

A componente de apoio à família no pré-escolar, fornecimento de refeições escolares e actividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo são vantagens para a formação das crianças, mas também são uma mais-valia para os pais e encarregados de educação, uma vez que as crianças ficam acompanhadas quando terminam as actividades lectivas, proporcionando-lhes um conjunto de actividades extracurriculares, que em muito contribuem para o seu desenvolvimento, bem como, o fornecimento de refeição no período do almoço.

Vamos acompanhar com natural atenção o desenvolvimento destas actividades por se revelarem de grande interesse para o concelho do Bombarral.

Ainda no âmbito da educação, o Partido Socialista, apresentou uma proposta em reunião de Câmara, para a criação de bolsas de mérito que tem como objectivo principal premiar os alunos que mais se destacam nos vários níveis de ensino.

A Concelhia do Partido Socialista aproveita a oportunidade para desejar a todos – alunos, pais, encarregados de educação, professores e pessoal não docente, votos de bom ano lectivo.

 

Bruno Santos (Vereador do PS na Câmara Municipal do Bombarral)

 

 

 

 

 

Publicado no Notícias do Bombarral de 1/9/2006

 

 

 

Publié dans Opinião

Commenter cet article